quarta-feira, 8 de abril de 2020

Veja o passo a passo para solicitar o auxílio emergencial de R$ 600 e calendário de pagamento

Se você não está no Cadastro Único e quer pedir o auxílio, o primeiro passo é entrar na página do governo criada para isso, que tem informações sobre os critérios para ter acesso ao programa. O endereço é: https://auxilio.caixa.gov.br

A página inicial já traz as informações sobre quem tem direito ao benefício. No canto superior direito, clique no botão "realize sua solicitação."
A nova página mostra novamente as informações sobre quais são os critérios para ter acesso. Leia com atenção e marque os quadradinhos informando que você confirma atender a todas as condições e autoriza o acesso aos seus dados para que o governo confira se é verdade. Depois, clique no botão que diz "tenho os requisitos, quero continuar."

A página que se abre pede informações básicas, que devem ser iguais às do seu cadastro na Receita Federal. Preencha seu nome, CPF, data de nascimento e nome da mãe. Marque a opção indicando que você não é um robô. E clique no botão laranja que diz continuar.


Neste momento, o sistema informa se o CPF já está no Cadastro Único. Nesse caso, você vai ser informado que é preciso esperar o processo de seleção, que vai considerar as informações já existentes no cadastro. Se não, a página seguinte pede um número de celular e a operadora. Isso é importante para que a Caixa envie um código para confirmar se você é você mesmo. Clique mais uma vez em continuar.

É para este número que a Caixa vai enviar um SMS com um código em até 10 minutos. Você tem até quatro horas para informar nesta página qual foi o código enviado. Quando chegar, digite o número na linha que fala em código recebido e clique em continuar.
Depois disso, a nova página pede seus dados econômicos. Quanto você ganhava por mês em média, qual era a área em que você trabalhava, e estado e cidade em que mora. Depois de preencher isso, clique em continuar.

A página seguinte pede informações da família - pelo menos dos membros que possuam CPF. É só dizer quantas pessoas moram com você e, se você for mulher e chefe de família, marque essa opção. É importante porque o auxílio é maior. Depois de preencher e marcar a informação, aperte em continuar.
Na próxima página, você deve escolher como vai receber o benefício. Se já tiver uma conta em banco, marque esta opção e informe os dados da conta - ela deve estar registrada com o seu CPF.

Nesse caso, uma nova página será aberta e ali você informa em que banco tem a conta, que tipo de conta é, o número da agência e o número da conta. Pode acontecer de, no pé da página, haver um aviso de que, se a conta estiver com saldo negativo ou débito em conta, o dinheiro pode ser utilizado para quitar esta dívida. O governo diz que isso não vai acontecer, e a previsão é que o aviso também seja retirado. Depois disso, clique em continuar.

Agora, se não tiver conta no banco ou não quiser receber na conta que tem, marque a outra opção, de abrir uma conta e receber. Nesse caso, a Caixa vai criar uma conta de poupança digital no seu nome só para isso, sem taxas nem cartão, apenas para você administrar o dinheiro que receber do benefício. Nessa opção, a nova página que abre pede algum documento de identificação - ou seu RG ou a sua habilitação. Clique no que preferir, preencha os dados e aperte continuar.

Pronto. Qualquer que tenha sido a opção, agora você pode ver um resumo dos dados que informou e ver se está tudo certo. Caso tenha algo errado, clique na opção que permite voltar para corrigir aquele ponto.

Se estiver tudo certo, clique na frase "leia os termos e condições" para saber como vai funcionar sua conta. Se estiver de acordo com tudo, marque o quadradinho em que “você concorda com o uso dos dados para abertura de uma poupança digital” e termine o processo apertando em "concluir sua solicitação". O cadastro está pronto. 


CADASTRO PELO APLICATIVO:

Clique aqui para baixar o aplicativo para celulares Android:

Clique aqui para baixar o aplicativo para iOS (celulares Apple): 
https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331


CALENDÁRIO DE PAGAMENTO

Quando será feito o pagamento da primeira parcela:

Dia 9 de abril, nesta quinta-feira

- Para pessoas que estão no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família e têm conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa Econômica Federal.

Dia 14 de abril, terça-feira da semana que vem

- Pessoas que estão no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família e não têm conta nesses bancos.

Em 5 cinco dias úteis, após inscrição pelo aplicativo

- Trabalhadores informais que não estão no Cadastro Único

Últimos 10 dias últeis de abril

- Beneficiários do Bolsa Família, seguindo o calendário regular do programa nos últimos 10 dias últeis do mês.

Quando será feito o pagamento da segunda parcela:


Entre 27 e 30 de abril


- Pessoas que estão no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família e trabalhadores informais inscritos no programa de auxílio emergencial. Na seguinte ordem:

- os nascidos em janeiro, fevereiro e março receberão em 27 de abril
- os nascidos em abril, maio e junho receberão em 28 de abril
- os nascidos em julho, agosto e setembro receberão o benefício em 29 de abril
- os nascidos em outubro, novembro e dezembro receberão em 30 de abril

- Beneficiários do Bolsa Família: últimos 10 dias úteis de maio, seguindo o calendário regular do programa.

Quando será feito o pagamento da terceira parcela:

Entre 26 e 29 de maio


- Pessoas que estão no Cadastro Único que não recebem Bolsa Família e trabalhadores informais inscritos no programa de auxílio emergencial, na seguinte ordem:

- os nascidos em janeiro, fevereiro e março receberão em 26 de maio
- os nascidos em abril, maio e junho receberão em 27 de maio
- os nascidos em julho, agosto e setembro receberão em 28 de maio
- os nascidos em outubro, novembro e dezembro receberão em 29 de maio


Últimos 10 dias úteis de junho


- Beneficiários do Bolsa Família, seguindo o calendário regular do programa


Cuidado ao baixar o aplicativo de auxílio emergencial da Caixa no ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário